Existem basicamente dois sistemas. O primeiro é o usado por câmeras do tipo reflex. Apertando levemente o botão disparador, alguns fachos de luz entram na máquina e, depois de rebatidos, atingem um sensor. Esse envia as informações para um microprocessador dentro da máquina, que calcula a distância e ajusta o foco por meio de um pequeno motor que regula a lente na posição adequada. O segundo sistema é aquele que envia raios de luz infravermelha, usado em geral por máquinas compactas, totalmente automáticas. Na frente do corpo da câmera, há um dispositivo que emite os raios. Eles batem no objeto focalizado e voltam para um sensor localizado logo abaixo do emissor infravermelho. Com base nos reflexos, a máquina calcula a distância do objeto e ajusta o foco.
Nos dois sistemas há uma limitação. "A câmera só vai focar o que estiver no centro da lente", afirma o engenheiro eletrônico Rudolf Reimerink, da Kodak, em São Paulo. Tudo o que estiver na frente ou atrás ficará desfocado.
Serviço completo
Máquinas automáticas usam dois sistemas diferentes de focalização
câmera emite uma onda de luz infravermelha que é refletida pelo objeto focalizado e captada de volta, indicando sua distância
Conhecendo a distância do objeto, a câmera ajusta o foco correto por meio de um motor
Os raios de luz que atingem a câmera se dividem em dois. Cada um deles atinge uma parte do sensor
O sensor transmite os dados da luz a um microprocessador que calcula a distância e faz o motor ajustar o foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário