quinta-feira, 30 de setembro de 2010

-Qual é a maior profundidade do oceano e até onde o homem já conseguiu descer?

O ponto mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada noOceano Pacífico, cerca de 2 500 quilômetros a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11 500 metros abaixo da superfície do mar – o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. "Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35 800 pés (cerca de 11 000 metros) – a maior profundidade oceânica registrada –, no dia 23 de janeiro de 1960, em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 quilômetros ao sul das Ilhas Guam, no OceanoPacífico", diz o oceanógrafo e físico Afrânio Rubens de Mesquita, da USP. O submersível é um pequeno submarino, muito mais resistente à pressão.

Planetinha extremista

Compare a montanha mais alta do planeta com o maior buraco no fundo do mar
A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, tem 11 500 metros deprofundidade. Assim, para ir do ponto mais alto ao mais profundo doplaneta seria preciso percorrer 20 348 metros
O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8 848 metros de altura. Ele precisaria ser 2 652 metros mais alto para caber dentro da fossa das Ilhas Marianas



Deve ser lindo :)

-O que é propaganda subliminar?

Percebe o rosto de um cara e de outra forma uma mulher segurando um bebê e um cara de chapéu olhando!
Assim são chamadas as mensagens de persuasão feitas para serem percebidas apenas no subconsciente. A primeira experiência do gênero foi realizada em 1956, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pelo publicitário Jim Vicary. Durante a projeção de um filme, ele inseriu a frase "Beba Coca-Cola" numa velocidade tão rápida - aparecendo com apenas 0,003 segundo de duração - que ela passava desapercebida. O olho humano só capta imagens que duram no mínimo 0,02 segundo, mas, de acordo com Vicary, as mensagens ficavam gravadas na mente das pessoas - tanto que, no intervalo do filme, as vendas do refrigerante aumentaram 60%. Ele repetiu a experiência com amensagem "coma pipoca" e obteve o mesmo resultado. Também é possível fazer propaganda subliminar com sons. "Uma técnica comum é usar batidas de coração como ruído de fundo para propaganda política.
O som fica quase imperceptível, principalmente se misturado à trilha sonora ou à fala do candidato, mas passa uma sensação de calma e segurança. O expediente já foi utilizado por políticos como Covas e Maluf, e nas propagandas de carro da Chevrolet", afirma o publicitário Flávio de Alcântara Calazans, professor da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O caso mais famoso aconteceu no Japão, em 1997, quando mais de 700 crianças tiveram ataque epiléptico por causa do desenho Pokemón. A animação trazia um estímulo luminoso - flashes coloridos imperceptíveis - que deveria causar uma sensação agradável, mas que provocou curto-circuito no cérebro das crianças. "Propaganda subliminar é crime em países como Estados Unidos e França, mas aqui no Brasil não existe uma legislação específica sobre isso - embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que esse tem o direito de saber quando está diante de uma mensagem publicitária", diz Flávio.

BYE: ELISA ALVES ;) ♥

-É realmente perigoso tomar banho depois de comer?

Este está ruim...

Só se a água estiver muito quente. Depois de uma refeição, nosso sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar a digestão. "Se entrarmos em contato com água muito quente, parte desse sangue desvia para a pele", diz o fisiologista Francisco Gacek, da USP. Isso porque os vasos sangüíneos superficiais se dilatam para deixar passar o calor e esfriar oorganismo. Assim, parte do sangue que deveria ajudar no processo digestivo migra para a pele. O alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias. Já a água fria não traz problemas de digestão. Risco maior corre quem decide nadar depois de comer: o exercício físico atrai muito mais sangue para os músculos do que a água quente do banho.
          **Conheço pessoas que passaram por isso... É muito ruim nas palavras delas! CREDO...Agora sei porque! ;) BYE: ELISA ;*

-Por que a voz se altera quando é gravada?

A voz humana alcança freqüências de onda entre 100 e 10 000 hertz. Só que a maioria dos aparelhos não capta toda essa faixa, alterando o timbre da vozquando ela é reproduzida pelo gravador. O mesmo acontece com o telefone. "Quanto pior a qualidade do aparelho, menor a faixa de freqüências que ele pode captar e maior a diferença no som da voz reproduzida", diz o engenheiro mecânico Sylvio Bistafa, da USP. Quando se trata de ouvir a própria fala gravada, surge outro problema. A voz que estamos acostumados a ouvir em nós mesmos é a soma do som que sai pela boca e entra pelo ouvido com a vibração transmitida pela estrutura óssea craniana. Assim, soa estranho escutar a própria voz sem sua propagação pelo crânio.         GOSTEI ;)

-A energia dos raios pode ser aproveitada?

Não existe ainda uma tecnologia capaz de armazenar a energia dos raios para aproveitá-la depois. Mesmo que existisse, talvez não valesse a pena. A energia que um raio transfere da nuvem para a terra tem em torno de 500 quilowatts. Se você olhar a conta de luz da sua casa, verá que isso é pouco mais do que se consome em um mês.

"Talvez, no futuro, seja possível lançar mão de uma torre para captar raios e alimentar um sítio ou uma fazenda", diz o meteorologista Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, São Paulo. "Isso poderá ser feito principalmente em regiões com alta incidência de relâmpagos, ou seja, mais de cinco faíscas por quilômetro quadrado por ano", afirma Osmar.
Ainda assim, será necessário estudar bem se o custo da montagem do equipamento compensa o benefício. Mesmo se fosse possível capturar todos os relâmpagos que caem em uma cidade como São Paulo (de 5 000 a 10 000 por ano) - por meio de milhares de torres ou pára-raios -, a energia capturada seria suficiente para alimentar no máximo 600 residências. Ou seja, não valeria a pena.         É um saco quando cai raio, assim "só" pode dormir.. hsuahshs^^

-A areia das praias é igual à dos desertos?

Não. Cerca de 90% das areias são compostas de quartzo, um dos minerais mais abundantes na superfície da Terra. A areia da praia, no entanto, contém ainda restos de seres marinhos como algas calcáreas, corais e conchas de moluscos. Formados principalmente por carbonato de cálcio, os esqueletos dessas criaturas foram, durante milhões de anos, atirados contra rochedos pelas ondas do mar. Dessa forma, acabaram triturados em grãos e misturados à areia. As praias com maior quantidade dessas partículas estão localizadas perto da linha do Equador, pois os organismos ricos em carbonato de cálcio preferem as águas quentes da região. Certas áreas desérticas também apresentam características peculiares. "É o caso, por exemplo, de parte dodeserto do Novo México, nos Estados Unidos, onde a areia possui grande quantidade de gipsita, a matéria-prima usada na fabricação do gesso", explica o geólogo Kenitiro Suguio, da Universidade de São Paulo (USP).

A responsável por isso é uma lagoa rica em sulfato de cálcio, componente da gipsita, que fica seca durante boa parte do ano. Aí então, o vento se encarrega de espalhar o sulfato pelas dunas. Em alguns rios, há também areias ricas em pedras e metais preciosos - como ouro e diamantes - também chamadas de depósitos aluviais. Outro tipo de areia, de cor escura, encontrada em muitas praias das ilhas do Oceano Pacífico constitui-se de basalto, material formado por lava vulcânica resfriada.
                                                                  Caraca, imagina uma areia de cor escura formada de lava vulcânica? - claro...RESFRIADA, porque se fosse quente coitado de nós... hsuahsa^^
BJOS- LOVELIZY ♥

-Por que a dama-da-noite só solta perfume à noite?

O inseto responsável pela polinização dessas plantas é a mariposa - e ela só sai em busca do néctar das flores, do qual se alimenta, no final da tarde e à noite. A função do perfume é justamente atrair esses insetos, para que carreguem o pólen de uma flor para outra, garantindo a reprodução da planta. Por isso, não faria sentido liberar cheirinhos convidativos fora de hora. "O momento da liberação do aroma pelo vegetal é controlado por um mecanismo fisiológico que identifica a ausência de luz", diz o engenheiro agrônomo Eduardo Luís M. Catharino, do Instituto de Botânica de São Paulo. Mas as plantas popularmente chamadas de damas-da-noite são, na verdade, de diversos gêneros e espécies, desde trepadeiras até cactos. Todas têm em comum apenas o mecanismo de liberar perfume para atrair insetos polinizadores vespertinos e noturnos.
FOFI'S ♥♥

-Por que, quando batemos o cotovelo, temos a sensação de um choque elétrico?

Trata-se de um engano dos sentidos conhecido como parestesia, expressão usada para designar qualquer tipo de sensação não causada por estímulos externos, como picadas, queimaduras ou dores. Na região do cotovelo encontra-se um feixe de fibras nervosas chamado de nervo ulnar. Como esse feixe fica muito exposto, é fácil tocá-lo diretamente.

A função dos nervos é transmitir ao cérebro mensagens sobre as sensações percebidas pelos receptores de tato, temperatura, choque ou dor, por meio de impulsos elétricos. A batida no cotovelo estimula o nervo ulnar, provocando umadescarga elétrica que gera uma falsa informação de dor. "Ao excitar diretamente o feixe nervoso, o estímulo é transmitido ao cérebro e sentido como se fosse um choque aplicado na mesma região do antebraço e da mão onde se distribuem as fibras desse nervo", diz o neurologista Benito Pereira Damas, da Unicamp.

AÍ, É HORRIVEL QUANDO ISSO ACONTECE ^^
BJÃO- Elisa ♥

-Como ocorre a gagueira?

O fenômeno tem sempre implicações psicológicas, mesmo que haja também algum problema físico. Em geral, quando a criança tem cerca de três anos de idade e está aprendendo a falar, ela gagueja naturalmente. Como ainda está aprendendo a elaborar as frases para expressar seus pensamentos, muitas vezes não consegue falar tão rápido quanto pensa. "Na maioria das crianças, esse processo - chamado de disfluência normal - é apenas passageiro. Em algumas delas, porém, o problema persiste, dando origem à gagueira", afirma Carla Mieli, fonoaudióloga do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Não se conhece ainda nenhuma causa específica para que isso aconteça e não há gagueira absolutamente igual a outra. Muitos dos sintomas se manifestam em função do esforço excessivo do gago em evitar o problema, levando a uma fala repleta de falhas de ritmo, pausas silenciosas e frases incompletas, acompanhadas de esforço físico, com alteração na sincronização entre a respiração e a produção da fala. Distúrbios emocionais e de relacionamento familiar, como ciúme, insegurança, ansiedade, violência física ou falta de carinho e atenção dos pais também podem desencadear o processo. Além disso, costumam estar na origem do sintoma problemas físicos durante a gestação ou o parto, como falta de oxigenação do cérebro ou acidentes com lesão do tecido cerebral.

BYE: ELISA ;* ♥

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

-Por que bocejamos?

É um sinal, causado por um reflexo involuntário, de que o corpo necessita desono. Uma vez iniciado o bocejo, é quase impossível interrompê-lo. A pessoa pode fechar a boca, mas os músculos acionados pelo reflexo continuam a sua contração. O ser humano e muitos outros animais bocejam quando o oxigênio começa a ficar escasso no ambiente em que estão e quando seus músculos estão inteiramente relaxados. Uma pessoa que boceja com freqüência provavelmente não está recebendo oxigênio suficiente para suas necessidades. Ela pode estar precisando de um ambiente mais ventilado ou de exercícios. Em geral, essa pessoa deixará de bocejar se beber alguma coisa ou banhar o rosto com água fria.

"O bocejo ainda não é muito conhecido pela medicina", diz Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo. Falta esclarecer qual é a parte do sistema nervoso que controla o reflexo, possivelmente o mesencéfalo (no centro do cérebro). Uma das finalidades do bocejo pode ser a de despertar o indivíduo, ao fazer ele estirar os músculos, e ajudar o sangue a circular.
"Há muita gente que acredita que ele tenha grande utilidade no nosso dia-a-dia. Quando uma pessoa está sonolenta, a distensão dos alvéolos pulmonares fica um pouquinho menor e o bocejo, assim como o suspiro, serviria, então, para desfazer esses pequenos colapsos do pulmão", afirma Arnaldo.
O reflexo pode ser acionado também pela visão de outro bocejo - ou seja, é contagioso: quando vemos alguém bocejando, logo sentimos vontade de fazer o mesmo.

Ventilação total

Bocejo escancara as vias respiratórias para dar mais oxigênio ao organismo
1. A contração dos alvéolos pulmonares é uma das reações que desencadeiam o reflexo do bocejo
2. O cérebro dispara esse reflexo fazendo os músculos do rosto se contorcerem e a boca se abrir, aumentando a inspiração de ar

                                                                                   OWN... 

-Como é feito o mel?

As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase.

O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose - tipo de açúcar contido no néctar - em dois outros açúcares: glicose e frutose. A glicose oxidase, por sua vez, transforma uma pequena quantidade de glicose em ácido glicônico, que torna omel ácido, protegendo-o de bactérias que o fariam fermentar. Agitando as asas para secar a água, presente em grande quantidade no néctar, as abelhas desidratam o mel, matando outros microorganismos.
Muito legal elas terem este tipo de "poder" hsuahsha^^.BYE: ELISA ALVES ;*

-Qual é o segredo dos encantadores de serpente?

Não se trata de nenhuma magia musical e sim de pura esperteza. Todas as cobras - inclusive a naja, a mais usada para esse tipo de apresentação - são praticamente surdas. O som da flauta, portanto, não tem nada a ver com a história. Quando o encantador abre o cesto onde está a serpente, ela se levanta naturalmente, pois faz parte de seu comportamento instintivo manter parte do corpo ereta. O que desperta a curiosidade do animal é o movimento que o encantador faz com a flauta. "Se ele executar o mesmo movimento com a mão ou com o braço, a cobra ficará interessada do mesmo jeito", afirma o biólogo Giuseppe Puorto, do Instituto Butantã de São Paulo. Outro truque pode ajudar no sucesso da apresentação. "Alguns especialistas contam que os encantadores também passam urina de rato na ponta da flauta, o que atiça o faro da naja e ajuda a manter sua atenção fixa no instrumento."

-Por que a luz elétrica atrai insetos voadores?

Mariposas em particular - e insetos noturnos em geral - se orientam pela luz do luar. Quando saem para buscar alimento, eles sabem que têm de voar em uma certa direção com relação à Lua, para poder retornar a seu hábitat sem se perder. Como a Lua está muito longe, a distância que o inseto percorre é suficientemente pequena para que seu ângulo em relação a ela não mude durante o trajeto. Mas qualquer fonte luminosa localizada na Terra, por ser mais intensa e estar mais próxima que a Lua, acaba confundindo as pobres criaturas voadoras. Isso acontece porque aproximar-se ou afastar-se da fonte luminosa faz o ângulo em relação a ela variar bastante. "Para tentar mantê-lo constante, como costuma fazer quando está se orientando pela posição da Lua, o insetoprocura corrigir sua rota de vôo a certos intervalos. Por isso, segue voando em espirais cada vez menores até colidir com a fonte", afirma a entomologista Francisca Carolina do Val.


GOXTEI !! ;* ELISA

-Como árbitros e jogadores de países diferentes se comunicam num jogo de futebol?

Basicamente por gestos. A Fédération Internationale de Football Association (Fifa), entidade que organiza o futebol mundial, recomenda que os árbitros evitem ao máximo dar trela para os jogadores. Para se dirigir aos atletas, eles devem usar cinco sinais básicos. Três deles são na base da mímica mesmo, feita com os braços: indicação de falta direta para o gol, falta indireta (pelo menos dois jogadores devem tocar na bola) e vantagem (quando, apesar de ter havido uma infração, o time da vítima continuou com a bola). Para os outros dois sinais, os árbitros contam com os famosos cartões: o amarelo representa uma advertência para o jogador que esteja abusando da violência ou da indisciplina; e o vermelho manda o atleta se retirar de campo. É claro que, na prática, os juízes improvisam vários gestos que não constam da regra oficial, principalmente quando é necessário dar uma bronca em algum jogador que, apesar de ter cometido uma falta dura, não merece ainda a advertência pelo cartão amarelo.

Nesses casos, o juiz geralmente grita algumas frases em inglês ou espanhol. "Todos os árbitros da Fifa são obrigados a ter noções básicas desses dois idiomas", afirma Gustavo Caetano Rogério, diretor da escola de árbitros da Federação Paulista de Futebol. Vários jogadores entendem a bronca muito mais pela entonação do que pelo conteúdo que sai da boca do homem do apito.


AFFÊE! BYE: ELISA ALVES

-Onde surgiu o surfe?


O sustento dos nativos da Polinésia era a pesca. Há mais de 1 000 anos, muito habilidosos no mar, desenvolveram embarcações especiais para voltar rapidamente do barco à terra firme, mesmo em águas furiosas. Quase nus, com a barriga e o peito colados nas tábuas de madeira, eles surfavam. Essa tecnologia acabou até virando um ritual com raízes religiosas e culturais. Ficar em pé, por exemplo - modalidade aperfeiçoada no Havaí - era privilégio de reis e rainhas. Por volta de 1777, ao chegar no Havaí, o navegador inglês James Cook (1728-1779) pôs pela primeira vez os olhos de um homem branco sobre os surfistas. No primeiro registro histórico, descreveu o que viu como "perigosa diversão". Logo os missionários europeus consideraram a prática imoral e a proibiram. Em 1912, o nadador havaiano Duke Paoa Kahanamoku (1890-1968) conquistou a medalha de ouro de natação nas Olimpíadas da Suécia e avisou ao mundo que treinara surfando. Batizado de "homem-peixe", esse atleta é considerado o pai do surfe moderno.
 BYE: ELISA ALVES BJS ;*


-Quem inventou o pára-quedas?

Ninguém menos que o célebre gênio italiano da Renascença, Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor, arquiteto, escultor e cientista. Em 1483, ele idealizou um "protetor para quedas", feito de pano e com o formato de uma pirâmide, que serviu para estudar os princípios da aerodinâmica: ao aumentar a resistência ao ar, o objeto diminui a velocidade de queda de um corpo na atmosfera. Ainda assim, o pára-quedas moderno só surgiu muito tempo depois, no final do século XVIII. A primeira pessoa a demonstrar sua utilização foi o francês Louis-Sébastien Lenormand (1757-1839), que, em 1783, saltou de uma árvore com dois guarda-sóis, um em cada mão. Outro francês, André-Jacques Garnerin (1796-1823) foi o primeiro homem a saltar de pára-quedas - que, com sua lona de 7 metros de diâmetro, mais parecia um enorme guarda-chuva. Em 1797, ele amarrou essa estrutura num balão e saltou de uma altura de 1 000 metros no Parque Monceau, em Paris.

Projetado para salvar pessoas presas em prédios, o pára-quedas acabou sendo mais utilizado pelos militares, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Foram os alemães que tiraram o máximo proveito da invenção, usando-a para aterrissar tropas especiais, facilitar o suprimento de alimentos em locais inacessíveis e infiltrar agentes em território inimigo.

Legal né?
BYE: Elisa Alves ;*

-Quem é o pai dos sobrinhos do Pato Donald?

Só há pistas sobre a mãe deles. A identidade do pai continua sendo um dos maiores mistérios da história de Patópolis, a cidade fictícia habitada por Donald, Tio Patinhas e companhia nas histórias em quadrinhos Disney. Os trigêmeos Huguinho, Zezinho e Luizinho (como são conhecidos no Brasil) estão entre os personagens mais antigos dessa família: sua aparição data de outubro de 1937, apenas três anos depois do surgimento do próprio Donald. Apesar de tanto tempo de estrada, pouco se sabe sobre seus pais. No início da década de 50, Carl Barks - um dos principais desenhistas, roteiristas e animadores da Disney - criou uma árvore genealógica na qual a mãe do trio era identificada como Thelma, irmã gêmea de Donald. No lugar do pai, aparecia apenas um sinal de interrogação. Outra árvore genealógica mais completa, criada em 1993 pelo ilustrador e roteirista Don Rosa, também deixou esse espaço em branco.

A verdadeira explicação está no conceito de entretenimento familiar dos Estúdios Disney, que busca ser o mais assexuado possível. "Por isso, os laços familiares nessas histórias sempre se distanciaram da realidade. Quase não há contato entre pais e filhos - as relações se dão entre sobrinhos e tios, ou netos e avós - e os personagens nunca se casam", diz o especialista em quadrinhos Álvaro de Moya, autor do livro O Mundo de Disney.

CHOCANTE :O
AGORA SABEM A VERDADE!
BYE: Elisa Alves ;*

-Por que os filmes da época do cinema mudo são mais rápidos que a vida real?

O Magro e o Gordo

Os diretores não eram malucos. O problema é a diferença de velocidade entre as filmadoras daquela época - que gravavam cerca de 18 fotogramas por segundo - e os projetores atuais, que reproduzem os filmes antigos na velocidade de 24 por segundo. É essa diferença que deixa os personagens docinema mudo tão apressadinhos. Para ver aqueles filmes em seu ritmo normal, é preciso igualar a velocidade do projetor àquela utilizada durante as filmagens. A diferença, no entanto, só ocorre com as películas produzidas até 1927. A partir desse ano, com o surgimento do cinema sonoro, todos os filmes comerciais passaram a ser filmados a 24 quadros por segundo. O recurso de variação da velocidade, porém, ainda é usado até hoje. Ao imaginar uma cena em câmara lenta, o diretor filma os artistas com velocidades de 48 ou até 72 quadros por segundo. Na hora da projeção na sala de cinema, feita na velocidade padrão, os movimentos ficam mais lentos que o normal.

-Por que o prêmio Oscar tem esse nome?

Existem três versões de como - após ter sido criado em 1929 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood - a honraria ganhou esse apelido no começo da década de 30. Segundo a mais popular delas, a fonte teria sido um comentário espontâneo de uma secretária executiva da Academia, chamada Margaret Herrick, que, ao ver a estatueta, teria exclamado: "Parece meu tio Oscar!" Um porém: os historiadores que tentaram checar a veracidade dessa lenda descobriram que Herrick não tinha um tio e, sim, um primo com essenome. Outros atribuem o batismo ao colunista Sidney Skolsky, o primeiro a usar o termo na imprensa, em 1934. Como se não bastasse, a atriz Bette Davis reivindicou para si a autoria do cognome, ao dizer que, visto de trás, o troféu lembrava seu marido, o trompetista Harmon Oscar Nelson. A Academia só passou a usar oficialmente o apelido a partir de 1939.

-De onde é extraída a gelatina?

Ela é feita de uma proteína animal chamada colágeno, tirada quase sempre do couro do boi. O processo inicia-se com a preparação das raspas dessa pele. "Depois vêm as etapas de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem", afirma Alexandre Ferreira Costa, técnico da Kraft Foods (veja infográfico). O resultado é um pó incolor, com aplicações não só na indústria de alimentos, como na farmacêutica e outras. Para fabricar a gelatinaconsumida como sobremesa, esse pó é acrescido de aromatizantes, corantes e açúcar ou adoçante. A transformação do pó em alimento, já em casa, se dá através da hidratação das cadeias de moléculas de proteína e da retenção da água pela formação de ligações entre essas cadeias. A hidratação da gelatinaocorre quando ela é dissolvida em água quente. Assim, as moléculas de água conseguem penetrar no interior da cadeia de moléculas de proteína. Com o resfriamento, as moléculas de água são aprisionadas e o líquido solidifica, formando a gelatina.

Do couro do boi à mesa

Proteína da pele animal é a base da gelatina
1. O couro do boi é raspado
2. As raspas são tratadas com substâncias químicas para extrair aproteína, que faz a gelatina (colágeno)
3. Na filtragem, o colágeno é limpo de restos de gorduras e fibras
4. A solução é concentrada em evaporadores, esterilizada e seca
5. Por fim, o produto seco é moído, gerando um pó incolor


QUE NOJO, MAS GELATINA É BOM DEMAIS ! ; 0





BYE :Elisa Alves ;)